A Esquistossomose é uma doença parasitária, diretamente relacionada ao saneamento precário, causada pelo Schistosoma mansoni. A pessoa adquire a infecção quando entra em contato com água doce onde existam caramujos infectados pelos vermes causadores da esquistossomose. O Programa de Controle da Esquistossomose (PCE) é realizado no Ceará desde 1977, e hoje atinge 33 dos 184 municípios no Estado. Sobre a Esquistossomose é correto o que se afirma em:
a) O município de Horizonte (CE) é considerado localidade epidêmica para a doença devido aos mais altos níveis de incidência da doença no estado do Ceará.
b) Uma vez em contato com local contaminado, o parasita penetra na pele humana e atinge a corrente sanguínea, migrando para o fígado, intestino e outros órgãos.
c) Sintomas inespecíficos como: febre, dor de cabeça, falta de apetite, fraqueza, dor muscular, calafrios, diarreias, tosse seca, náusea, astenia, podem ocorrer até uma semana após a infecção.
d) O Programa de Controle da Esquistossomose (PCE) é realizado no Ceará desde 1977, e ao longo desse tempo demonstrou pouco ou nenhum impacto na redução da incidência da doença.