Ao final do bimestre, na reunião do conselho de classe em
determinada escola classe, Ana, professora do 3.º ano, estava
preocupada com o processo de alfabetização do aluno Mateus.
Ela relatou ao grupo de professores e da gestão escolar que ele
poderia “perder o ano” devido às suas dificuldades, relacionadas
tanto ao campo da leitura quanto da escrita. Em seguida, a coordenadora pedagógica perguntou a Ana
sobre as estratégias de ensino adotadas por ela em sala de aula,
até aquele momento, para que o grupo pudesse pensar em outras
possibilidades. Ana ficou pensativa sobre sua forma de ensino e não
conseguiu responder à pergunta, tendo permanecido em silêncio. Então, a coordenadora iniciou uma discussão com o grupo
sobre a intencionalidade da prática pedagógica e de sua relação
com a aprendizagem. Logo, pediu ajuda a Ana e aos colegas para
listar no quadro algumas estratégias pedagógicas possíveis para o
caso de Mateus. Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
✂️ a) Mateus deve ter algum diagnóstico que justifique sua
dificuldade de aprendizagem e seus responsáveis precisam
procurar um bom profissional. Portanto, a professora Ana não
precisa ficar tão preocupada. ✂️ b) No conselho de classe, o grupo deveria validar o que a
professora Ana relatou e encaminhar o caso de Mateus a uma
futura reprovação. ✂️ c) A coordenadora equivocou-se em questionar o ensino da
professora Ana, pois o que importaria na situação em apreço
seriam as aprendizagens de Mateus. ✂️ d) A professora Ana, os demais colegas e toda a equipe da
escola precisam refletir sobre seu trabalho pedagógico e
buscar opções de superação para as aprendizagens de Mateus. ✂️ e) A professora Ana não precisa dar satisfações do trabalho dela
para ninguém, afinal, quem deve mandar em sua sala de aula
é ela.