“Na tentativa de adotar uma nova forma de avaliação em sua
turma, uma professora distribuiu um questionário para entender
as dificuldades de aprendizado dos alunos e oferecer um
feedback mais personalizado. No entanto, ela anunciou que os
resultados do questionário influenciariam diretamente as notas
finais. Isso levou os alunos a responderem com base no que
supunham ser o que a professora queria ouvir, visando a
maximizar suas notas.”
Na situação acima, a atitude da professora gerou efeitos
indesejados. Assinale a opção que descreve corretamente o
ocorrido.
✂️ a) A professora tentou aplicar uma avaliação formativa, mas sua
abordagem transformou-se em uma avaliação somativa, com
os alunos priorizando o impacto nas notas finais. ✂️ b) A professora escolheu permanecer com uma metodologia de
avaliação tradicional, empregando questionários como
instrumento principal para medir o aprendizado dos alunos. ✂️ c) A professora converteu uma ferramenta originalmente
quantitativa em uma abordagem qualitativa de avaliação,
focada em compreender melhor os estudantes. ✂️ d) A professora introduziu um exame classificatório, visando
ranquear os alunos por desempenho, mas acabou tendo
resultados insatisfatórios e gerando desengajamento. ✂️ e) A professora provocou uma falta de orientação entre os
alunos sobre como suas performances seriam avaliadas ao
eliminar os critérios quantitativos.