O planejamento para uma aprendizagem significativa enfrenta desafios como conectar os conteúdos ao contexto dos alunos,
atender à variedade de estilos de aprendizagem, criar avaliações autênticas e manter flexibilidade para adaptações durante
o processo de ensino e aprendizagem, especialmente na busca por estratégias que engajem os alunos e promovam uma
compreensão profunda dos conteúdos. Alguns desses desafios incluem promover a interdisciplinaridade. As cenas a seguir
envolvem a descrição de aulas que deverão ser avaliadas na perspectiva da interdisciplinaridade.
Cena 1 : na aula de matemática, o professor apresenta conceitos sobre geometria plana, explicando teoremas e fórmulas específicas. Os alunos realizam exercícios práticos para aplicar esses conceitos.
Cena 2 : durante uma atividade de ciências, os alunos estudam sobre o ciclo da água. Além de aprenderem sobre os processos
físicos e químicos envolvidos, eles também realizam experimentos práticos para compreender melhor o tema. O professor
relaciona o ciclo da água com conceitos de geografia, explorando como os fenômenos climáticos e a distribuição da água afetam
diferentes regiões do planeta.
Cena 3 : em uma aula sobre sustentabilidade, os alunos são desafiados a investigar os impactos ambientais de uma comunidade
fictícia. Eles não apenas analisam os aspectos ambientais, como também consideram questões sociais, econômicas e políticas,
que influenciam no desenvolvimento sustentável da região.
Com base na análise dos casos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na cena 1 , não há interdisciplinaridade evidente, pois a aula se concentra em conceitos e práticas específicos da matemática,
sem integração com outras áreas do conhecimento.
( ) Na cena 1 , há visão complexa, pois permite aos alunos realizar exercícios práticos para aplicar conceitos.
( ) Na cena 2 , não há interdisciplinaridade, apesar da integração de ciências com geografia.
( ) Na cena 3 , há interdisciplinaridade, pois há Integração de diversas áreas do conhecimento.
( ) Na cena 3 , há abordagem holística, pois estuda o desenvolvimento da comunidade de forma abrangente, considerando
diferentes aspectos interligados.
( ) A cena 2 , demonstra um esforço de ir além da interdisciplinaridade, caminhando em direção à transdisciplinaridade.
A sequência está correta em
✂️ a) V, F, F, V, V, F. ✂️ b) V, F, F, V, V, V. ✂️ c) F, V, V, F, F, V. ✂️ d) V, V, F, F, V, F.