A ideia de planejamento está associada ao que se deseja realizar, transformar ou manter, pois as “concepções sobre planejamento tanto podem estar ligadas às ideias de transformação como às de manutenção de realidades ou situações existentes”
(Turra et al, 1995, p. 273.)
O planejamento de ensino é um processo contínuo de reflexão, previsão e decisão acerca da organização do trabalho
pedagógico, com a finalidade de orientar a prática docente e aproximar o discente, dialeticamente, do que é concreto, ou
seja, da realidade, buscando transformá-lo. Sobre o planejamento de ensino em uma perspectiva crítica e transformadora,
analise as afirmativas a seguir.
I. Trata-se de uma forma do professor ter seu trabalho valorizado e compartilhado, contribuindo para a sua profissionalização
docente.
II. É um meio para o professor visualizar o percurso do trabalho desenvolvido, identificar as fragilidades e replanejar as ações,
bem como os avanços e a continuidade do concebido.
III. Refere-se à organização no âmbito escolar com base na realidade e especificidades de cada escola, devendo-se considerar
as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).
IV. Apresenta transparência ao trabalho docente e discente, favorecendo o acompanhamento e a avaliação desse trabalho
pelos profissionais da escola, pelos estudantes e pela comunidade.
Está correto o que se afirma apenas em
✂️ a) I e III. ✂️ b) II e III. ✂️ c) III e IV. ✂️ d) I, II e IV.