De acordo com Perrenoud (2002), um novo tempo nos aponta novas concepções de profissionais. Os professores já não utilizam apenas o quadro, o giz e o livro didático como instrumentos de trabalho. Não são mais aqueles que apenas transmitem
informações, nem mesmo são os únicos capacitados, detentores de todo o saber. A escola de hoje requer profissionais mais
críticos, criativos, que participem, que ousem. Profissionais mais inteiros, isto é, com mais consciência pessoal e profissional.
Há no processo de formação do educador quatro pilares (Christóvam apud Tavares , 2004): a dimensão do conhecimento e da
aprendizagem; a rede de relacionamentos; a dimensão humana; e, a dimensão sócio-histórico-cultural. Sobre o exposto, e,
ainda, considerando as dimensões no processo de formação do professor, está INCORRETO o que se afirma em:
✂️ a) Dimensão do conhecimento e da aprendizagem : o professor deve ter como compromisso ideal o de executar o planejamento
na íntegra para garantir o melhor resultado do seu trabalho. ✂️ b) Rede de relacionamentos : o professor deve compreender que a integração com a comunidade é uma conquista, um objetivo
que deve ser perseguido por todos aqueles que atuam de alguma forma na escola. ✂️ c) Dimensão humana : o professor se reconhece e reconhece o outro, em uma relação dialógica, de afeto e entendimento,
mesmo em situações de pensamentos opostos. Assim, demonstra segurança e compreensão para ensinar e educar. ✂️ d) Dimensão sócio-histórico-cultura l: é imprescindível pensar no professor como um mediador do processo de ensino-aprendizagem. Deve ser aquele que leva em consideração os aspectos social, histórico e cultural nesse processo e prima
pela valorização da experiência do educando e suas contribuições.