A relação entre professor e aluno é determinante no desenvolvimento da autoestima
e na promoção de uma aprendizagem significativa. O professor atua como mediador, incentivando a
autoconfiança dos alunos e criando condições para que se sintam motivados a aprender. Entretanto,
bloqueios emocionais e comportamentais podem surgir, tanto por parte do professor quanto do aluno,
dificultando o processo educacional. Diante disso, como o professor pode agir para minimizar esses
bloqueios emocionais que interferem na autoestima e na aprendizagem significativa dos alunos?
✂️ a) Estabelecendo uma rotina pedagógica, de modo que os alunos se acostumem com um ambiente
controlado e previsível, reduzindo as chances de comportamentos disruptivos e ampliando a
sensação de segurança emocional. ✂️ b) Promovendo um ambiente educativo desafiador e de alta competitividade, no qual os alunos mais
hábeis possam ser exemplos para os demais, incentivando a busca constante por superação
individual e adequação ao grupo. ✂️ c) Criando um ambiente inclusivo e acolhedor, em que o respeito pelas diferenças individuais e a
valorização das capacidades de cada aluno sejam prioritários, oferecendo suporte emocional e
intelectual para o desenvolvimento autônomo. ✂️ d) Aplicando estratégias de ensino focadas exclusivamente no desenvolvimento cognitivo dos alunos,
para garantir uma aprendizagem mais objetiva e técnica. ✂️ e) Utilizando uma abordagem disciplinar estrita para garantir que os alunos sigam as normas
estabelecidas, priorizando a organização e o controle do ambiente, ampliando, assim, a sensação
de segurança emocional.