Todo professor trabalha com objetivos, mesmo que não tenha consciência disso, uma vez que seu trabalho envolve
opções e ideais sobre o aluno e a sociedade. É importante prever diferentes níveis de dificuldades, do mais simples e
conceitual até atividades mais criativas. Articulando objetivo-conteúdo, o docente pode dosar dificuldades e planejar o
nível de aprofundamento a ser dado em cada caso. A escolha de objetivos atende a um espectro de necessidades geradas
pelas aprendizagens desejadas, quando o docente planeja sua ação educativa. Uma das classificações conhecidas é a de
objetivos comportamentais, abertos e provocativos. Sobre os objetivos em referência, é correto afirmar que:
a) Os comportamentais são pobres, mas cobrem as informações e as habilidades que exigem pouca diversificação; os abertos
exigem que cada aluno defina problema e solução; e os provocativos têm o problema posto, mas o aluno é quem formula a
solução.
b) Os comportamentais comunicam a intenção educacional do professor, mas não são sempre suficientes, porque são
fechados; os abertos exigem que cada aluno defina problema e solução; e os provocativos definem desempenho, condição
e critério.
c) Os comportamentais são pobres, mas cobrem as informações e as habilidades que exigem pouca diversificação; os abertos
têm o problema posto, mas o aluno é quem formula a solução; e os provocativos têm o problema posto, mas o aluno é quem
formula o critério.
d) Os comportamentais têm como ideia subjacente apresentar um problema ao aluno, com várias possibilidades de resolução,
especificando somente o desempenho; os abertos exigem que cada aluno defina problema e solução; e os provocativos
definem desempenho, condição e critério, podendo ser previstos, observados e medidos.