Leia o texto a seguir.
Para que a função utilitária da literatura – e da arte em geral –
possa dar lugar à sua dimensão humanizadora, transformadora
e mobilizadora, é preciso supor – e, portanto, garantir a
formação de – um leitor-fruidor, ou seja, de um sujeito que seja
capaz de se implicar na leitura dos textos, de “desvendar” suas
múltiplas camadas de sentido, de responder às suas demandas
e de firmar pactos de leitura.
BNCC. Linguagens, Língua Portuguesa, Ensino Fundamental. P. 138. Conforme o texto, para que a arte, com destaque para a
literatura, cumpra sua função mais elevada de transformar a
essência do sujeito leitor, é necessário que a escola
a) promova o interesse dos alunos pelas obras e textos de
autores estrangeiros, sobretudo os clássicos universais.
b) sugira aos alunos o trabalho de decodificação de
palavras por meio do desenvolvimento de habilidades
críticas.
c) oriente acerca da importância de obras literárias como
meio para a melhorar a expressividade dos saberes
linguísticos.
d) possibilite aos alunos identificarem aspectos simbólicos
presentes na camada profunda dos textos literários.