A avaliação educacional, ao longo dos anos, tem se diversificado em suas abordagens, buscando cada vez mais atender às
necessidades individuais dos estudantes e fornecer informações precisas sobre o processo de ensino-aprendizagem. Considerando as características da avaliação criterial e normativa, assinale, a seguir, a melhor estratégia para combinar essas duas
abordagens em uma avaliação formativa.
a) Adotar uma abordagem exclusivamente criterial, pois ela permite um acompanhamento mais individualizado do progresso
dos alunos e evita a competição entre eles.
b) Estabelecer critérios de desempenho claros e objetivos, mas utilizar uma curva de distribuição normal para classificar os
alunos, garantindo, assim, uma padronização dos resultados.
c) Utilizar rubricas de avaliação para descrever o desempenho dos alunos em relação a critérios específicos, e complementar a
avaliação com atividades que permitam aos alunos demonstrar suas habilidades de forma autônoma e criativa.
d) A avaliação criterial, por ser mais qualitativa e individualizada, é mais adequada para os anos iniciais do ensino fundamental,
enquanto a avaliação normativa, por ser mais quantitativa e comparativa, é mais indicada para os anos finais e ensino médio.