A escola pública enfrenta desafios significativos ao atender a todos os níveis de alunos, especialmente devido à diversidade de
suas vivências e culturas. Cada aluno chega à escola com uma bagagem única, influenciada por diferentes contextos familiares,
experiências de vida e valores culturais. Essa variedade pode dificultar a criação de estratégias pedagógicas que sejam eficazes
para todos, pois o que funciona bem para um grupo pode não ser tão eficaz para outro. Além disso, os diferentes ritmos de
aprendizado e as distintas motivações pessoais tornam o desafio ainda maior. Com alunos de origens tão variadas, é difícil
garantir que todos recebam o apoio e a atenção necessários para alcançar seu pleno potencial, gerando desigualdades dentro do
ambiente escolar. Na perspectiva da importância do trabalho conjunto da equipe escolar e de que a função específica da escola
deveria ser ensinar e proporcionar condições para que os alunos desenvolvam as suas capacidades intelectuais, nos momentos
propiciados pela hora-atividade, o professor poderá:
✂️ a) Utilizá-la para preparar materiais didáticos individuais, garantindo que cada aluno tenha um ritmo de aprendizagem personalizado. ✂️ b) Participar de reuniões pedagógicas com outros professores, discutindo sobre temas gerais da educação, melhorando, dessa
forma, seu preparo técnico. ✂️ c) Realizar atividades burocráticas, como preencher relatórios e atualizar o diário de classe, otimizando seu tempo de trabalho
e tendo mais tempo para dedicar-se aos alunos mais desafiadores. ✂️ d) Ter um espaço para colocar suas dificuldades e preocupações com seus alunos, principalmente com aqueles de apresentam
defasagens e que posteriormente precisarão de apoio para que a aprendizagem se efetive.