A sociedade contemporânea é caracterizada pela velocidade de mudanças sociais, culturais, econômicas e tecnológicas, e os
jovens são atores-chave dessas mudanças (Carrano, 2012, p. 85) . A escola precisa estar em consonância com esses processos,
envolvendo a participação dos jovens no seu interior e respeitando suas percepções e leituras de mundo. Isso pode ocorrer em
múltiplos espaços, a começar pela sala de aula, na qual os profissionais da educação podem repensar suas práticas, levando em
consideração “o contexto, os interesses e a cultura dos estudantes”, articulados aos métodos ativos e maneiras diversas de
abordagem dos conteúdos. (Pátaro; MoruzzI, 2011, p. 68) .
     (Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2021. Acesso em: agosto de 2024.)
      Nessa perspectiva, a construção do projeto de vida se constitui em um processo de desenvolvimento pessoal/social e
enaltece a proposição do protagonismo do estudante, inserida na presente proposta de reestruturação do ensino médio.
Sobre o projeto de vida no novo ensino médio, marque V  para as afirmativas verdadeiras e F  para as falsas.        
( ) Deve ser entendido como componente curricular específico, de caráter facultativo, devendo ser ofertado somando-se à
carga horária da parte flexível.
     ( ) Configura-se como uma estratégia de aprendizagem a instrumentalizar os estudantes a refletirem sobre seus objetivos e
propósitos a curto, médio e longo prazo, o que significa projetar onde e como irão se desenvolver profissional e
economicamente, fomentando seus sonhos e expectativas futuras.
     ( ) É um componente curricular que contribui para a formação integral dos estudantes por meio de aprendizagens que
colaboram com o seu planejamento de vida, haja vista a sua importância no processo de escolha do estudante, do seu
percurso formativo.
     ( ) Proporciona experiências para aprender sobre a realidade, os novos desafios da contemporaneidade e a tomada de
decisões éticas e fundamentadas, formando sujeitos críticos, criativos, autônomos, responsáveis e que sejam protagonistas de suas vidas.
        A sequência está correta em
  ✂️             a) F, V, V, V.      ✂️             b) V, V, F, V.      ✂️             c) V, F, V, F.      ✂️             d) F, F, F, F.