A gestão dos conflitos sociais, a partir da mediação, constrói bases dialógicas, de reciprocidade e reconhecedoras do outro.
Perfaz as ideias trabalhadas no que diz respeito a uma “practice of conflict transformation” , na qual há a “conceituação dos
direitos humanos, como parte da agenda de resolução de conflitos”.
  (Dudouet; Schmelzle, 2010, p. 05.)
      A “escola” representa: [...] um espaço de reprodução social, onde valores, princípios e condutas, tidos como importantes pela
sociedade, são transmitidos de geração a geração. [...] a escola funciona como instrumento de manutenção da ordem social.
[...] espaço paradoxal – de manutenção e de renovação – da ordem social.
  (Chrispino; 2002.)      
Entende-se que a noção de conflito que mais se aproxima da realidade educacional direciona-se ao fato de alguns sujeitos
quererem a unidade, com tudo igual, e outros lutarem pela diversidade, com a afirmação das identidades. As mesmas características do processo de individuação que regem as relações sujeito/sujeito na contemporaneidade, também se materializam no
distanciamento existente na relação instituições sociais/escola. Tavares dos Santos (2001, p. 115)  apresenta uma importante
perspectiva de compreensão quanto às conflitualidades com as quais convive o ambiente escolar. Para o autor, os conflitos
existentes na escola são realçados por uma dupla perspectiva: como expressão de um “autoritarismo pedagógico” ou como
“transferência de uma norma ou valor social violento e não dialógico”. Considerando o exposto e, ainda, os conflitos existentes
numa perspectiva de “transferência de uma norma ou valor social violento e não dialógico” na escola, está correto o que se
afirma em:
  ✂️             a) Referem-se à negação do conflito a partir de práticas de vigilância e punição.      ✂️             b) Dizem respeito à complexidade das relações sociais que também estão presentes no espaço social da escola.      ✂️             c) Tratam-se da naturalização do conflito enquanto aspecto negativo, na busca por homogeneizar o espaço escolar.      ✂️             d) Consideram a composição das divergências na escola a partir de posições de domínio e ordem, negando a capacidade
dialógica e transformativa dos dissensos.