As Adaptações Curriculares de Pequeno Porte são modificações promovidas no currículo, pelo professor, de forma a permitir e promover a participação produtiva dos alunos que apresentam necessidades especiais no processo de ensino e aprendizagem, na escola regular, juntamente com seus colegas. São denominadas de Pequeno Porte porque sua implementação encontra-se no âmbito de responsabilidade e de ação exclusivo do professor, não exigindo autorização, nem dependendo de ação de qualquer outra instância superior, nas áreas política, administrativa e/ou técnica. Elas podem ser implementadas em várias áreas e momentos da atuação do professor: na promoção do acesso ao currículo, nos objetivos de ensino, no conteúdo ensinado, no método de ensino, no processo de avaliação e na temporalidade.
Projeto Escola Viva - Garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola - Alunos com necessidades educacionais especiais. Adaptações curriculares de pequeno porte . Vol. 6, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. 2000. Adaptado. Com base no apresentado no texto e considerando os estudantes cegos e com baixa-visão, avalie se as afirmações a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F). I. Para desenvolver a autonomia do estudante o professor não deve oferecer recursos didáticos especiais. II. Para favorecer a participação do estudante durante as aulas o professor deve fornecer mapas e diagramas em relevo e descrições verbais detalhadas das imagens. III. As avaliações e exercícios devem ter formatos acessíveis como braille ou digital compatíveis com os leitores de tela. IV. Os professores devem conceder aos estudantes tempo adicional para a realização das avaliações, se necessário. As assertivas são, respectivamente,
✂️ a) F, V, F e F. ✂️ b) V, V, F e F. ✂️ c) F, F, V e V. ✂️ d) V, V, V e V. ✂️ e) F, V, V e V.