Um professor de Geografia deve desenvolver uma proposta didática para se trabalhar as habilidades sugeridas para os estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental II, com a temática “Fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil”, apresentando como resultado arranjos espaciais de São Lourenço da Mata com características culturais, econômicas e sociais distintas. Ele deverá ressaltar em sua proposta a importância de os estudantes analisarem a influência da temática para o desenvolvimento do município a partir da compreensão dos conflitos e tensões históricas e contemporâneas. Que metodologias esse professor poderá utilizar para que seus estudantes alcancem o desenvolvimento das habilidades esperadas?
✂️ a) Aulas expositivas, aplicando uma abordagem eminentemente acrítica, descritiva e mnemônica. ✂️ b) Aulas expositivas, com auxílio de livro didático, apresentando caráter reducionista do ensino geográfico, através da análise de conteúdos. ✂️ c) Aulas dialogadas com inserção de ferramentas de TI (Tecnologia da Informação), sustentadas por uma tradição geográfica que promove a dicotomia sociedade-natureza. ✂️ d) Aulas baseadas em metodologias ativas, que promovam a dicotomia sociedade-natureza, a desarticulação de conteúdorealidade e a mínima aplicabilidade cotidiana dos tópicos apreendidos. ✂️ e) Atividades práticas, de caráter colaborativo, interativo e lúdico, voltadas a solidificação de conceitos, e a valorização do patrimônio ambiental, cultural, histórico e econômico do município.