A geografia especializou-se também em estudar realidades presentes no espaço geográfico dos alunos, como Santos (2010, p.22) coloca, “[...] a geografia é uma ciência ligada à vida e, portanto, ligada ao cotidiano do aluno.” Nesse sentido é muito significativo colocar as crianças diante do mundo a ser decifrado [...]. NASCIMENTO, Claudionor Quixabeira do. As práticas pedagógicas para o ensino de Geografia . Monografia (Licenciatura em Geografia), Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019. (Adaptado) Considerando a intenção de se colocar os estudantes diante de um mundo a ser decifrado, seria correto recomendar como prática pedagógica a
✂️ a) pesquisa bibliográfica e posterior apresentação oral, a qual visa estimular a socialização de ideias, bem como auxilia no desenvolvimento social dos estudantes. ✂️ b) elaboração de mapas mentais, já que se trata de uma forma de se estruturar e organizar conhecimentos, pois auxilia na fixação de dados. ✂️ c) contextualização do cotidiano através da exposição de vídeos cujos conteúdos retratam, na maioria das vezes, o cotidiano de um lugar diferente da realidade dos estudantes. ✂️ d) aplicação de conteúdos sem associação à realidade dos estudantes, promovendo a aprendizagem por repetição de atividades. ✂️ e) pesquisa de campo, para que se possa fazer uma leitura mais aprofundada das paisagens e, através dela pode-se identificar os sistemas naturais, culturais e as relações existentes.