“Os Parâmetros Curriculares Nacionais apoiam-se em normas legais e procuram contribuir na busca
de respostas a problemas identificados no ensino fundamental, objetivando uma transformação
desse ensino que atenda às demandas da sociedade brasileira atual”.
(Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental:
introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 49)
Em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais, analise as afirmativas abaixo:
I. A Lei Federal nº 9.394, de 20/12/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, determinou
como competência dos estados, em colaboração com os municípios, a elaboração de diretrizes que
nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar uma formação básica
comum.
II. O termo “parâmetro” visa comunicar a ideia de que, ao mesmo tempo em que se pressupõem e
se respeitam as diversidades regionais, culturais, políticas, existentes no país;
III. A abrangência nacional dos Parâmetros Curriculares Nacionais visa criar condições nas escolas
para que se discutam formas de garantir, a toda criança ou jovem brasileiro, o acesso ao conjunto de
conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários para o exercício da
cidadania para deles poder usufruir.
Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar:
a) Todas as afirmativas estão corretas;
b) Todas as afirmativas estão incorretas;
c) Somente a afirmativa I está incorreta;
d) Somente a afirmativa II está correta;