Durante uma reunião pedagógica, os
professores de Educação Física de uma escola em
Queimadas-PB discutem as diferentes filosofias e
concepções de ensino que podem orientar o currículopara o próximo ano. O objetivo é definir uma
abordagem que atenda às novas diretrizes
educacionais, focadas na inclusão, na diversidade e no
desenvolvimento integral dos alunos. A equipe
considera várias filosofias e metodologias de ensino,
buscando aquela que melhor se alinhe aos desafios
contemporâneos da Educação Física.
Qual das abordagens abaixo seria mais adequada para
atender às necessidades de uma Educação Física
inclusiva e diversificada, de acordo com as novas
diretrizes educacionais que promovem o
desenvolvimento integral dos alunos?
✂️ a) Implementar uma abordagem tecnicista,
centrada exclusivamente no desenvolvimento
das habilidades motoras e no aperfeiçoamento
técnico dos alunos, mas sem considerar o
desenvolvimento socioemocional e a inclusão
de alunos com diferentes níveis de habilidade. ✂️ b) Adotar uma filosofia humanista, que valoriza o
aluno como um ser integral, considerando não
apenas suas capacidades físicas, mas também
seus aspectos emocionais e sociais,
promovendo a inclusão e o respeito às
diferenças. ✂️ c) Priorizar a pedagogia do esporte, centrando as
atividades em modalidades de alto rendimento
com o objetivo de preparar atletas para
competições, mas com pouca ênfase na
diversidade de interesses e habilidades dos
alunos. ✂️ d) Aplicar uma visão biológica, com foco no
condicionamento físico e na manutenção da
saúde, utilizando exercícios repetitivos e
controle de peso, mas desconsiderando as
necessidades sociais e emocionais dos alunos. ✂️ e) Manter uma metodologia tradicional, com
ênfase em atividades físicas repetitivas e
avaliação baseada em padrões rígidos de
desempenho físico, sem levar em conta o
progresso individual e o desenvolvimento
integral dos alunos.