Na preparação para um projeto interdisciplinar,
os professores de uma escola em Queimadas-PB estão
discutindo o conceito de corporeidade na Educação
Física. O objetivo é elaborar um currículo que não
apenas aborde o corpo como uma entidade física, mas
que também promova uma visão crítica e
transformadora da Educação Física. A discussão gira
em torno de como integrar de maneira eficaz as várias
dimensões da corporeidade humana — biológicas,
psicológicas, socioculturais — e como essas influências
moldam a percepção do corpo ao longo do tempo. Os
professores buscam maneiras de conectar a prática
corporal às questões mais amplas que afetam a
sociedade contemporânea.
Diante dessa discussão, qual seria a abordagem mais
adequada para abordar o conceito de corporeidade de
forma crítica e transformadora, promovendo uma
Educação Física que transcenda a visão meramente
técnica do corpo?
1. Reconhecer a corporeidade como uma construção
multifacetada, que abrange aspectos biológicos,
psicológicos e socioculturais, e integrar essas
dimensões de forma prática, permitindo que os alunos
compreendam como o corpo está inserido em um
contexto mais amplo de influências e expectativas
sociais e culturais.
2. Entender a corporeidade como uma dimensão
exclusivamente física, focando em exercícios de
condicionamento e fortalecimento muscular, mas
sugerindo que essa abordagem pode ser suficiente
para o desenvolvimento integral do aluno, sem dar
atenção às questões emocionais e sociais. 3. Tratar a Educação Física como uma disciplina
técnica, onde o corpo é visto como uma máquina que
deve ser otimizada e treinada para alcançar níveis de
desempenho, sem explorar as implicações sociais ou
culturais da prática física, e assumir que o
aperfeiçoamento técnico é o objetivo final.
4. Enfatizar a importância da estética corporal e da
saúde física, argumentando que as discussões sobre o
impacto social e cultural na construção da corporeidade
podem ser irrelevantes para o contexto escolar, e focar
no condicionamento físico como principal motor de
mudança.
5. Integrar as práticas corporais com debates sobre
identidade, gênero e direitos humanos, explorando
como a corporeidade é moldada por contextos
históricos, sociais e políticos, e utilizando essa
compreensão para transformar as percepções sobre o
corpo, ampliando o campo de visão dos alunos sobre as
diversas formas de expressão corporal.
Alternativas:
✂️ a) Apenas os itens 1 e 5 estão corretos. ✂️ b) Apenas os itens 2 e 4 estão corretos. ✂️ c) Apenas os itens 2 e 3 estão corretos. ✂️ d) Apenas os itens 4 e 5 estão corretos. ✂️ e) Apenas os itens 1 e 3 estão corretos.