“A fenomenologia do espírito se conclui justamente com o ser como absolutamente
mediado. No curso da fenomenologia, o espírito prepara para si próprio o elemento do saber.
Neste elemento, os momentos do espírito se desdobram na forma da simplicidade, a qual sabe
o próprio objeto como si própria. Aqui os momentos não caem mais um fora do outro na
oposição entre ser e saber, mas permanecem juntos na simplicidade do saber, são o verdadeiro
na forma do verdadeiro, e sua diversidade é apenas diversidade do conteúdo. Seu movimento,
que no elemento do verdadeiro em forma de verdadeiro se estrutura em todo orgânico,
constitui a lógica ou filosofia especulativa”
Fonte: Hegel. Fenomenologia do Espírito. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – Do Romantismo ao
Empiriocriticismo. Volume 5. São Paulo: Paulus, 2023.
A “Ciência do aparecer do espírito” ou a Fenomenologia em Hegel representa um processo de
elevação até o saber absoluto e em meio à dialética. Sobre a Filosofia hegeliana, é CORRETO
afirmar:
✂️ a) Hegel postula que os três momentos da dialética são tese (momento dialético), antítese
(momento especulativo) e síntese (momento abstrato ou intelectivo). ✂️ b) Hegel postula, por meio de seu pessimismo, que o momento “especulativo” representa a negação do que fora positivado, sempre conduzindo a um movimento de crise e de dissolução da realidade. ✂️ c) Hegel postula que o espírito é governado pela estrutura histórica e social, fazendo da crise o início de um processo de superação. ✂️ d) Hegel postula que o movimento próprio do espírito é o refletir-se em si mesmo, com três movimentos: o ser-em-si; o ser-outro ou ser-fora-de-si; e o retorno a si ou ser-em-si-e-porsi. ✂️ e) A tríplice distinção da filosofia hegeliana pode ser compreendida pelo estudo do lógos, da natureza e do espírito, a saber, e em derivação, uma filosofia do direito, uma epistemologia, e uma filosofia social.