O conceito de currículo integrado é central na educação
profissional, sobretudo quando se trata de perspectivas
formativas mais avançadas, tais como as que tem lugar nos
institutos federais de educação, ciência e tecnologia. No
tocante à educação profissional brasileira no ensino médio,
o currículo integrado compreende uma
✂️ a) configuração do trabalho pedagógico que visa integrar o
ensino médio ao ensino superior. Enfatizando a
importância da apropriação do conhecimento científico
pela classe trabalhadora, o currículo integrado busca a
unidade e a interface entre os conhecimentos
universitários e os conhecimentos mobilizados pelos
docentes e alunos no ensino médio. ✂️ b) orientação curricular que tem na experiência seu eixo
fundamental, daí enfatizar as atividades práticas, as
atividades em laboratório e ações de campo em
detrimento do ensino de conteúdos disciplinares. A ideia
fundamental é que, ao experienciar as atividades
práticas, os alunos se defrontam com situações
concretas não redutíveis a um único campo disciplinar,
exigindo, pois, a cooperação entre as disciplinas e, logo,
sua integração. ✂️ c) perspectiva que visa a integração do conhecimento
científico ao cotidiano dos alunos e da própria
comunidade escolar. Nesse sentido, essa perspectiva
tem na pesquisa e na extensão seus principais eixos e
nas práticas de educação popular seus fundamentos.
Trata-se de uma perspectiva de educação e de
formação humana que se orienta pela dinâmica do
círculo gnosiológico entre ação-reflexão-ação. ✂️ d) concepção de estruturação curricular que,
reconhecendo a unidade do conhecimento, concebe o
ensino médio de maneira integrada à educação
profissional, bem como procura diminuir as distâncias
entre as disciplinas e favorecer a interdisciplinaridade.
Tudo isso em consonância com uma perspectiva de
formação humana que incorpora a importância de uma
compreensão ampliada do trabalho, da ciência e da
cultura.