Leia a seguinte situação hipotética.
A professora da educação infantil está começando a utilizar a
documentação pedagógica de seus alunos. Ela realiza
observações diárias, tira fotos das atividades, guarda produções
das crianças e faz anotações sobre o comportamento e as
interações. Porém, ao final do mês, percebe que acumulou uma
grande quantidade de registros. A documentação pedagógica,
como fonte de reflexão de processos e aprendizagens na
educação infantil, deve ser
I. utilizada para organizar os registros de forma cronológica,
sem a necessidade de categorização, facilitando a
visualização da evolução ao longo do tempo.
II. realizada de forma individualizada e analisada regularmente,
destacando tanto os avanços quanto as áreas que
necessitam de maior atenção possibilitando ajustes no
planejamento.
III. arquivada ao final do semestre, com o objetivo de servir como
documentação histórica, sem impacto direto nas práticas
pedagógicas imediatas.
IV. contínua e detalhada, registrando não apenas os resultados
finais, mas também o processo de aprendizagem, permitindo
uma análise crítica e colaborativa.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
✂️ a) II – IV. ✂️ b) I – II. ✂️ c) I – III – IV. ✂️ d) II – III. ✂️ e) III – IV.