Suponha que, em um curso de graduação presencial, tenha sido definida a possibilidade
de que algumas disciplinas sejam planejadas de forma híbrida. Assim, o curso identificou
algumas disciplinas que poderiam permitir uma maior autonomia do aluno, descrevendo o
percentual de carga horária EaD dessas disciplinas no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Com
base nisso, e considerando os vários benefícios que o ensino híbrido pode trazer ao curso
presencial, qual alternativa contém afirmações que NÃO são indicadas para serem aplicadas
no ensino híbrido de um curso presencial?
a) O aluno tem maior flexibilidade para trabalhar com o material no seu ritmo e tentar
desenvolver o máximo de compreensão possível, com materiais planejados para ser
navegável e com recursos tecnológicos como animação, simulação, laboratório virtual, entre
outros.
b) O estudante é incentivado a ser mais autônomo e a se preparar para a aula presencial. Com isso, pode entender o que precisa ser melhor trabalhado, identificar dúvidas que poderão ser esclarecidas na sala de aula e saber como aproveitar o momento presencial, com os colegas e com o professor.
c) A avaliação de aprendizagem no ensino híbrido, diferente do ensino puramente presencial, não deve ser realizada de forma presencial, e sim através de atividades e autoavaliações online pelas quais o professor mediador conduz o processo de avaliação, esclarece as dúvidas, realiza a comunicação com o aluno, sendo um importante elo no ensino e aprendizagem.
d) Para um melhor aproveitamento do ensino híbrido, o estudante deve se preparar antes do encontro presencial, de forma que o tempo da aula possa ser dedicado ao aprofundamento da sua compreensão acerca do conhecimento construído, aplicá-lo e, com isso, construir novos conhecimentos.
e) Os momentos em sala de aula devem ser planejados para incentivar as trocas sociais entre colegas. Essa colaboração entre alunos e a interação do aluno com o professor são aspectos fundamentais do processo de ensino e aprendizagem.