“Atualmente coexistem na área da Educação Física
várias concepções, todas elas tendo em comum a
tentativa de romper com o modelo tecnicista, fruto de
uma etapa recente da Educação Física” (MEC, 1998).
Sobre as tendências pedagógicas da Educação Física
escolar, é correto afirmar:
✂️ a) A abordagem construtivista teve o mérito de
levantar a questão da importância de se considerar o conhecimento que a criança já possui
na Educação Física escolar. ✂️ b) A abordagem higienista é dirigida especificamente para a faixa etária até 14 anos e busca
nos processos de aprendizagem e desenvolvimento uma fundamentação para a Educação
Física escolar. ✂️ c) A abordagem desenvolvimentista representou
o abandono do que era específico da Educação
Física, como se o conhecimento do esporte,
da dança, da ginástica e dos jogos fosse, em si,
inadequado para os alunos. ✂️ d) Quanto à seleção de conteúdos para as aulas
de Educação Física, as abordagens críticas
desconsideram a sua relevância social, contemporaneidade e adequação às características
sociocognitivas dos alunos. ✂️ e) A introdução das abordagens críticas no espaço
do debate da Educação Física proporcionou
uma redução da visão da área, tanto no que diz
respeito à natureza de seus conteúdos quanto
no que refere aos seus pressupostos pedagógicos de ensino e aprendizagem.