“A presença de riscos não impede a realização das práticas corporais de aventura, pois os riscos são inerentes a estas atividades e se relacionam a aspectos potenciais e motivacionais, entretanto, geram a necessidade de abordagens específicas de gerenciamento.
”Fonte: FRANCO, L. C. P.; CAVASINI, R.; DARIDO, S. C. Práticas corporais de aventura. In: GONZÁLES, F. J.; DARIDO, S. C.; OLIVEIRA, A. A. B. (Orgs.). Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura. 2. ed. Maringá: Eduem, 2017, p. 144.
Considerando a necessidade da gestão de riscos no trato pedagógico das práticas corporais de aventura, analise as afirmações a seguir sobre os passos e procedimentos a serem tomados pelos professores de Educação Física na condução de uma aula experimental de skate, tendo em vista o universo cultural desta prática corporal.
I- “Ampliar probabilidades”, realizando procedimentos que aumentem a possibilidade de quedas, comuns na prática do skate, ao escolherem, por exemplo, um percurso mais desafiador às características dos alunos.
II- “Reduzir consequências”, realizando procedimentos que diminuam os resultados adversos da prática do skate, ao providenciarem, por exemplo, equipamentos de proteção.
III- “Manter os riscos”, realizando procedimentos que não descaracterizem a radicalidade da prática do skate, ao darem continuidade, por exemplo, à aula em situação de chuva fina ou em piso irregular.
É CORRETO o que se afirma em: