A nova espacialidade do processo de aprender e ensinar e a desterritorialidade das relações que engendram o mundo atual
indicam claramente o novo caminho da educação diante das demandas sociais, sobretudo as mediadas pela tecnologia. Nessa
direção, emergem novas formas de ensinar e aprender que ampliam significativamente as possibilidades de inclusão, alterando
profundamente os modelos cristalizados pela escola tradicional. Num mundo com relações e dinâmicas tão diferentes, a
educação e as formas de ensinar e de aprender não devem ser mais as mesmas. Um processo de ensino baseado na transmissão linear e parcelada da informação livresca certamente não será suficiente. No que se refere ao trabalho dos diferentes
atores no ambiente escolar de acordo com a perspectiva da interdisciplinaridade e globalização do conhecimento, assinale a
alternativa correta.
✂️ a) O papel do educador torna-se cada vez mais desafiador, no sentido de tentar inovar suas aulas, suas metodologias e mais
além, buscar novas práticas, levando para o contexto escolar algo que provoque e desperte o educando para os estudos.
Destaque para as propostas de socialização e de ativa colaboração entre os próprios indivíduos, não sendo importante a
interferência de quaisquer outros atores do ambiente escolar, já que o foco deve ser na relação professor-aluno. ✂️ b) O educador como detentor do saber e exercendo sua liberdade de cátedra, deve elaborar suas aulas de acordo com os
conteúdos estabelecidos no currículo; deve priorizar aulas expositivas e que reforcem e repitam ao máximo o conteúdo
para facilitar a memorização dos estudantes. Os demais atores do ambiente educacional não devem interferir no trabalho
realizado em sala de aula pelo docente. ✂️ c) A interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com as fronteiras das
disciplinas. Para isso, integrar conteúdos não seria suficiente, passa-se de uma relação pedagógica baseada na transmissão do saber de uma disciplina ou matéria que se estabelece segundo um modelo hierárquico linear, a uma relação
pedagógica dialógica na qual a posição de um é a posição de todos. Nesses termos, o professor passa a ser o atuante, o
crítico, o animador por excelência. ✂️ d) O papel principal da interdisciplinaridade passa a ser a organização racional dos meios, ocupando professor e aluno
posição secundária, já que a concepção, planejamento, coordenação e controle ficam a cargo dos especialistas, os
psicólogos habilitados, neutros, objetivos e imparciais que devem organizar o processo e converte-se na garantia da
eficiência, compensando e corrigindo as deficiências dos professores e maximizando os efeitos de sua intervenção.