A linguagem oral, o diálogo e a interação entre professores e alunos é o componente principal do cotidiano das salas de aula. Assim, entender como funcionam essas trocas comunicativas e como, nelas, as crianças vão construindo sua linguagem e seu conhecimento linguístico, é uma das competências necessárias a qualquer professor, principalmente aos que lecionam no primeiro ano do ciclo de alfabetização. (Disponível em https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/. Acesso em: fevereiro de 2024.) Considerando a relação entre oralidade e escrita, assinale o INCORRETO.
✂️ a) A oralidade e a escrita são práticas discursivas inerentes a diferentes contextos sociocomunicativos e são dicotômicas. ✂️ b) Desenvolver diversas práticas discursivas tanto orais quanto escritas possibilita a compreensão das intrínsecas relações entre essas modalidades da língua e, por conseguinte, amplia, dessa forma, as competências linguísticas do aluno. ✂️ c) A oralidade e a escrita são práticas que o aluno desenvolve para relatar as situações vividas em seu dia a dia, no qual envolve a sua variedade linguística que deve ser entendida pelo aluno do campo, como mais uma das variantes da língua materna. ✂️ d) A oralidade é fator de identidade social, regional, grupal dos indivíduos, pois é por meio dessa prática discursiva que o indivíduo enriquece a sua comunicação numa troca de experiência na sociedade. Já a escrita não serve como fator de identidade individual ou grupal, porque é elaborada em uma variante que exige mais padronização, isto é, há muitas regras que envolvem essa modalidade da língua.