Leia, com atenção, o excerto abaixo:
“Outro saber necessário à prática educativa
(...) é o que fala do respeito devido à autonomia do
ser do educando. Do educando criança, jovem ou
adulto. Como educador, devo estar constantemente
advertido com relação a este respeito que implica
igualmente o que devo ter por mim mesmo. (...) O
respeito à autonomia e à dignidade de cada um é um
imperativo ético e não um favor que podemos ou
não conceder uns aos outros.” (Freire, 2019, p. 58)
Paulo Freire discute alguns saberes necessários à prática educativa a partir de uma perspectiva progressista, tendo a autonomia do educando como um dos
aspectos centrais. Para atuar de modo coerente com
esse princípio, o educador, com base em Freire, deve:
a) atuar no espaço pedagógico com neutralidade, aplicando as técnicas e conhecimentos de
sua especialidade, de modo a permitir que os
educandos desenvolvam e exerçam a própria
inteligibilidade.
b) assumir a postura dialógica no ensino, reconhecendo a importância da inquietação e dacuriosidade, de tal forma que educandos e
educadores aprendam e cresçam na diferença.
c) exercer o direito de transgredir a ética, adotando uma prática crítica e questionadora, a
fim de que os educandos reconheçam e defendam a educação como força transformadora da sociedade.
d) transferir o conhecimento pedagógico, utilizando uma linguagem clara, eficaz e contextualizada, para que os educandos conheçam
e apliquem os conceitos necessários à vida
escolar e cotidiana.