Considerando o tema “Doenças e seus impactos na sociedade”, o
professor de História, em colaboração com o professor de
Ciências, organizou uma atividade para apresentar o assunto em
perspectiva transversal para os estudantes.
Para isso, a atividade foi dividida em duas etapas. Na primeira, o
professor de História explicou o uso global do quinina, uma
substância extraída da casa da árvore de cinchona. E como
exemplo, explicou que quando os europeus chegaram às
Américas, observaram que os indígenas conheciam os benefícios
da quinina no tratamento dos sintomas de febres. Os espanhóis
levaram esse conhecimento para a Europa, e a quinina começou a
ser utilizada para tratar a malária. Esse uso facilitou a conquista de
territórios africanos, pois os europeus, que não tinham resistência
à malária, puderam se proteger contra a doença.
Na segunda etapa da atividade, o professor de Ciências explicou a
diferença entre os conceitos de vetor e agente etiológico. No caso
da malária, o vetor é a fêmea do mosquito do gênero Anopheles,
enquanto o agente etiológico é o protozoário Plasmodium. O
professor também abordou a resistência imunológica dos
indivíduos e o funcionamento das vacinas no corpo humano.
A respeito dessa atividade, assinale a afirmativa que descreve
corretamente as possibilidades do uso de uma abordagem
transversal.
✂️ a) A abordagem transversal estuda as áreas de maneira
específica, concentrando-se na avaliação para verificar a
compreensão do estudante sobre o material. ✂️ b) A abordagem transversal integra temas dos currículos de
diferentes disciplinas, permitindo que cada professor aborde o
tema de acordo com o conteúdo de sua matéria. ✂️ c) A abordagem transversal articula diferentes áreas do saber e
foca nos temas de interesse dos estudantes, promovendo seu
desenvolvimento e oferecendo conhecimentos sobre sua
saúde. ✂️ d) A abordagem transversal associa diferente assuntos da
educação básica, constituindo uma nova disciplina que deve
ser incluída nos currículos escolares. ✂️ e) A abordagem transversal combina matérias escolares, mesmo
sem uma coerência clara entre elas, desenvolvendo a
capacidade de abstração e imaginação dos estudantes.