“Retirar os jovens do presente contínuo é abrir as portas para a sensibilidade em relação ao passado e à compreensão da dinâmica do tempo.” (CERRI, Luis Fernando. Ensino de História e consciência histórica . Implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011, p. 116)
Qual é o papel do conhecimento histórico escolar no desenvolvimento da consciência histórica dos alunos?
✂️ a) Fornecer uma perspectiva definitiva do passado, facilitando a orientação temporal dos alunos e conectando suas decisões com eventos históricos registrados. ✂️ b) Encorajar o debate, a negociação e a abertura para uma compreensão mais ampla e complexa das maneiras de dar sentido ao tempo que os alunos trazem consigo. ✂️ c) Assegurar, primordialmente, que todos tenham conhecimento das realizações das figuras proeminentes da história, como “grandes homens” e líderes políticos. ✂️ d) Permitir que a história do passado seja contada exclusivamente de forma isolada dos tempos atuais, retirando os jovens do fluxo constante do presente. ✂️ e) Impor uma consciência histórica aos alunos que ainda não a tem, para que possam deixar de perpetuar as condições atuais, marcadas por suas deficiências, devido à falta de interesse em inovar.