Ao longo da história da educação brasileira, o Ensino Religioso assumiu diferentes perspectivas teórico-metodológicas, apresentando, geralmente, viés confessional ou interconfessional. A partir da década de 1980, as transformações socioculturais que provocaram mudanças paradigmáticas no campo educacional também impactaram no Ensino Religioso. Assim, em função dos promulgados ideais de democracia, inclusão social e educação integral, diversos setores da sociedade civil passaram a reivindicar a abordagem do conhecimento religioso e o reconhecimento da diversidade religiosa no âmbito dos currículos escolares. Diante de tal, a BNCC estabelece como competências específicas desse componente curricular o(a)
✂️ a) debate, a problematização e o posicionamento frente aos discursos e às práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura de paz. ✂️ b) análise das tradições religiosas e dos campos da cultura, da política, da economia, da saúde, da ciência, da tecnologia e do meio ambiente. ✂️ c) convivência com a diversidade de crenças, de pensamentos, de convicções, de modos de ser e viver, desde que dialogue com as diretrizes da sua religião. ✂️ d) compreensão, a valorização e o respeito às manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios, se o outro também o fizer. ✂️ e) conhecimento relacionado aos aspectos estruturantes das tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida a partir de pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos da religião de cada um.