. Acesso
em: 26 mai. 2024. [Adaptado].
O texto faz parte do resumo de um artigo em que se
discutiram aspectos que envolvem o trabalho com as
tecnologias digitais no processo educacional de alunos
vinculados ao Ensino Médio Integrado no contexto
específico da Educação de Jovens e adultos no PROEJA.
As autoras, ao apresentarem as conclusões, emitem o
parecer de que a falta de resposta às demandas de
letramentos está relacionada a">
Leia o texto a seguir.
Letramentos e tecnologias digitais na educação
profissional e tecnológica
Neste trabalho refletimos sobre ambiguidades e omissões nos
documentos regulatórios do Ensino Médio que caracterizam o
tratamento da Educação Profissional e Tecnológica nas
diversas políticas públicas da federação que fornecem
parâmetros importantes à discussão desenvolvida. Propomos
alguns princípios que, uma vez observados, poderiam nortear o
trabalho com as práticas de letramento desenvolvidas na EPT,
para começar a atender às expectativas, necessidades de
participação social e política dos estudantes. Concluímos que,
enquanto os trabalhadores em formação ou outros possíveis
alunos egressos da EPT continuarem chegando ao mundo do
trabalho sem que a escola tenha dado respostas mais concretas
às suas demandas de letramentos, esta continuará sendo
reprodutora de desigualdades sociais, pois não garante aos
educandos o direito aos letramentos como condição de acesso
e permanência no mundo do trabalho e de inclusão social.
KLEIMAN, Angela Bustos; SANTOS MARQUES, Ivoneide Bezerra de
Araújo. Letramentos e tecnologias digitais na educação profissional e
tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.
l.], v. 2, n. 15, p. e7514, 2018. Disponível em:<https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7514>. Acesso
em: 26 mai. 2024. [Adaptado].
O texto faz parte do resumo de um artigo em que se
discutiram aspectos que envolvem o trabalho com as
tecnologias digitais no processo educacional de alunos
vinculados ao Ensino Médio Integrado no contexto
específico da Educação de Jovens e adultos no PROEJA.
As autoras, ao apresentarem as conclusões, emitem o
parecer de que a falta de resposta às demandas de
letramentos está relacionada a
✂️ a) expectativas infundadas a respeito da participação
social dos discentes. ✂️ b) falhas nos documentos regulatórios do Ensino Médio. ✂️ c) princípios equivocados na inclusão social. ✂️ d) ausências nas práticas na EPT.