De acordo com a avaliação individual do cardiopata, a prescrição dos exercícios físicos pode variar em relação às suas diversas características, como tipo (aeróbico, resistência muscular, flexibilidade), modalidade (caminhada, corrida, bicicleta, dança) e duração (tempo de execução), devendo se considerar a frequência semanal e a intensidade. A prática de exercício físico de intensidade moderada por, pelo menos, 150 minutos semanais tem sido recomendada durante a reabilitação cardiovascular, sendo importante o fisioterapeuta ter, portanto, conhecimento sobre a prescrição adequada dessa intensidade.
Qual descrição do método de prescrição de intensidade moderada para os exercícios físicos aeróbicos está correta?
a) Sensação subjetiva de esforço (Borg): exercícios com a autopercepção de esforço situando-se entre 2 e 4 na escala de Borg 0-10 ou 10 a 13 na escala 6-20.
b) Teste da fala: execução dos exercícios em intensidade em que a respiração seja ofegante, porém controlada, de modo que se consiga completar uma frase com no máximo duas pausas.
c) Percentuais da frequência cardíaca (FC) pico: exercícios na intensidade entre 40 e 65% da FC pico obtida em um teste de esforço máximo.
d) FC de reserva (Karvonen): exercícios na intensidade entre 30 a 40% da FC de reserva.