Os estudos sobre os letramentos no Brasil têm adquirido
contornos significativos, graças ao avanço da tecnologia e a
sua inserção nas práticas de ensino de leitura e escrita,
sobretudo no contexto escolar. Por mais que a realidade
ainda não esteja totalmente adequada para o
desenvolvimento de técnicas digitais, observamos uma
crescente integração desse ambiente de aprendizagem por
meio das TDICs, as chamadas tecnologias da informação e
da comunicação. Diante desse cenário, o letramento se
destaca como um conceito relevante e necessário na
contemporaneidade para se pensar a construção do ensino
e no aprimoramento de conhecimentos. Considerando as
implicações do letramento digital, pode-se afirmar que
a) o letramento digital é voltado para o aprimoramento das
habilidades digitais dos alunos, empregando máquinas
e equipamentos capazes de fomentar essa prática que
é exclusiva da escola.
b) a alfabetização precede o letramento, sendo este último
um processo que se desenvolve a partir das habilidades
de leitura adquiridas na alfabetização.
c) as TDICs são o principal foco das discussões sobre
letramento na escola, destacando-se em relação a
outras formas de expressão e interação.
d) o letramento é uma prática social que envolve a
compreensão das relações entre o indivíduo, a
sociedade e o ambiente digital em constante evolução.