No tocante à aplicação da tecnologia na educação, [...] parte
dos envolvidos do ensino‑aprendizagem estão cientes de
suas possibilidades. Precisam adequar os procedimentos à
realidade da escola e estimular os alunos a utilizarem essas
ferramentas como facilitadoras no processo de ensino.
Lembrando que, quando se trata de oferecer um ensino
digno para a população, existe negligência por parte dos
gestores, já que não há valorização dos profissionais da
educação; as escolas, em sua maioria, não possuem uma
estrutura física adequada, ou seja, os investimentos são
escassos e as cobranças infinitas.
MARQUES, W. R. et al. (2020). Aplicabilidade da tecnologia
no ensino e na produção artística. [Applicability of technology
in teaching and artistic production]. Brazilian Journal of
Development , 6(9), 66049–66058. Disponível em: https://doi.
org/10.34117/bjdv6n9‑147. Acesso em: 15 mar. 2024.
Considerando as novas tecnologias da informação
e comunicação (TICs) e suas implicações na prática
pedagógica, assinale a alternativa que apresenta a
abordagem mais eficaz para integrar essas tecnologias de
forma significativa no contexto educacional público.
✂️ a) Utilizar uma variedade de aplicativos e softwares
educacionais apenas como ferramentas
complementares às atividades tradicionais,
mantendo o foco principal no ensino presencial. ✂️ b) Adotar abordagens de aprendizagem centradas no
aluno, em que os estudantes assumem um papel
ativo na construção do conhecimento, aproveitando
as TICs para colaboração, pesquisa e criação
de conteúdo. ✂️ c) Implementar o uso de holografia e realidade virtual
para simular ambientes de aprendizagem imersivos,
proporcionando uma experiência única aos alunos e
promovendo a interatividade e o engajamento. ✂️ d) Priorizar o uso de tecnologias digitais apenas
para a entrega de conteúdo didático, substituindo
os métodos tradicionais de ensino, como aulas
expositivas, por vídeos e materiais on‑line.