Para Libâneo, “o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos
de organização e coordenação, em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo
de ensino”. Portanto, o planejamento de aula é um instrumento essencial para o professor definir as estratégias pedagógicas,
conforme o objetivo a ser alcançado, criteriosamente adequado para as diferentes turmas, com flexibilidade suficiente, caso
necessite de alterações. Para facilitar o delineamento dos conteúdos e seleção das estratégias de ensino, é importante considerar a tipologia dos conteúdos de aprendizagem – factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. Sobre os conteúdos
“procedimentais”, assinale a afirmativa correta.
✂️ a) Referem-se ao conhecimento de fatos, acontecimentos, situações, dados e fenômenos concretos e singulares. Envolvem
memorização e repetição. ✂️ b) Referem-se ao aprender a fazer. Envolvem regras, técnicas, métodos, estratégias, habilidades e a realização de ações, ou
seja, para aprender é preciso fazer e aplicar o conhecimento em diferentes contextos. ✂️ c) Envolvem valores, atitudes e normas. Incluem-se nesses conteúdos a cooperação, a solidariedade, o trabalho em grupo, o respeito,
a ética e o trabalho com a diversidade. A aprendizagem desses conteúdos envolve a reflexão, tomada de posição e avaliação. ✂️ d) Relacionam-se com conceitos propriamente ditos e referem-se ao conjunto de fatos, objetos ou símbolos que possuem
características comuns. São mais abstratos e referem-se à reflexão, análise e comparação. Envolvem compreensão e utilização dos conhecimentos.