No que se refere ao emprego do sinal indicativo de crase, a correção gramatic...

No que se refere ao emprego do sinal indicativo de crase, a correção gramatical e a coerência do texto 1A9 seriam mantidas caso se substituísse


📖 Texto associado
Texto 1A9


Em uma sociedade em que a imagem pública e a privada constituem fatores preponderantes de prestígio, credibilidade e liderança, esses elementos estão, cada vez mais, permeando nossas vidas, nossas formas de agir e de decidir, que estão sob a vigilância de olhares sociais atentos e fiscalizadores. Os ritos e as cerimônias são elementos estratégicos a serviço da construção e da consolidação das imagens das organizações, que se apoiam na credibilidade e na aceitação social das ações e realizações desenvolvidas.
O rito consiste em um conjunto de atos formalizados, expressivos e portadores de uma dimensão simbólica. É caracterizado por uma configuração espaço-temporal específica, por sistemas de linguagem e comportamentos específicos e por signos emblemáticos cujo sentido codificado constitui um dos bens comuns do grupo. O uso do rito é paralelo ao aparecimento da humanidade.
Em todas as sociedades, os grupos sociais participam de acontecimentos ou eventos especiais e únicos. Porém, para cada um desses grupos, os eventos têm um significado diferente. No Brasil, por exemplo, a Copa do Mundo e uma formatura são eventos com rituais reconhecidos por diferentes classes sociais e culturais. Um rito bem executado é mais que uma mera apresentação teatral. Usa elementos e símbolos e evoca a cultura e as crenças dos povos envolvidos.
Os ritos podem ser vistos como algo que não se resume a repetições das coisas reais e concretas do mundo rotineiro. Como coisa real e concreta, consistem no que pode ser materializado e simbolizado. Exemplo disso é a troca de presentes entre personalidades de diferentes culturas ou o aperto de mão entre duas pessoas que se saúdam. Este protocolo é uma forma de comunicação na qual os participantes do processo denotam uma mensagem diplomática. Remete, ainda, ao protocolo elementar significativo de boas relações entre povos, governos ou grupos.
Internet:<uel.br>(com adaptações).
No que se refere ao emprego do sinal indicativo de crase, a correção gramatical e a coerência do texto 1A9 seriam mantidas caso se substituísse

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: b) A crase ocorre quando há a fusão da preposição 'a' com o artigo definido feminino 'a' ou com pronomes demonstrativos que começam com 'a'.

    No caso da alternativa b), a expressão 'ao aparecimento' pode ser substituída por 'à aparição' porque 'à' é a preposição 'a' mais o artigo definido feminino 'a', e 'aparição' é um substantivo feminino. Assim, a crase está correta e a substituição mantém a correção gramatical e a coerência do texto.

    Nas outras alternativas, a substituição proposta não mantém a correção do uso da crase. Por exemplo, em a), 'a repetições' não leva crase porque 'repetições' está no plural e o uso do artigo definido feminino plural 'as' não se funde com a preposição 'a' para formar crase, que ocorre apenas no singular.

    Em c), 'ante à vigília' está incorreto porque 'ante' é uma preposição que não rege o artigo definido feminino, e 'vigília' é um substantivo feminino, mas a expressão correta seria 'ante a vigília', sem crase.

    Em d), 'a serviço' é uma locução adverbial que não leva crase, pois não há artigo definido feminino antes de 'serviço', que é masculino.

    Portanto, a única substituição que mantém a correção gramatical e a coerência do texto é a da alternativa b).
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.