Conforme proposto pela Política Nacional da Educação Infantil – PNEI (Brasil, 2006), a educação de crianças com necessidades educacionais especiais deve ser realizada em conjunto com as demais crianças, assegurando-lhes o atendimento educacional especializado mediante avaliação e interação com a família e a comunidade. Sobre a educação inclusiva, também é possível afirmar que:
✂️ a) garante a qualidade do ensino às crianças, reconhecendo e respeitando a diversidade e respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades. O estudante é sujeito de direito e foco central de toda ação educacional. O objetivo é garantir a sua caminhada no processo de aprendizagem ✂️ b) favorece a qualidade do ensino às crianças neurodivergentes, reconhecendo e respeitando a diversidade. Agrupando-as conforme as similaridades das potencialidades e necessidades, uma vez que aproximar os iguais garante que aprendam. A criança é sujeito de direito e foco de parte da ação educacional ✂️ c) promove a excelência do ensino apenas para as crianças atípicas, atendendo individualmente a cada uma, especialmente, de acordo com suas dificuldades e necessidades. O aluno é visto como possuidor de direitos, devendo ser atendido essencialmente de forma individualizada e em espaços exclusivos de educação especial ✂️ d) assegura a qualidade do ensino, especialmente, às crianças típicas, reconhecendo e respeitando sua diversidade, respondendo a cada uma, apenas, de acordo com suas potencialidades individuais. O estudante é considerado o foco central de algumas das ações educacionais. Objetivando que aprendam e se desenvolvam, exclusivamente com base em seu potencial