O HPV é uma doença sexualmente transmissível. Uma vacina com eficácia de...

O HPV é uma doença sexualmente transmissível. Uma vacina com eficácia de 98% foi criada com o objetivo de prevenir a infecção por HPV e, dessa forma, reduzir o número de pessoas que venham a d...


O HPV é uma doença sexualmente transmissível. Uma vacina com eficácia de 98% foi criada com o objetivo de prevenir a infecção por HPV e, dessa forma, reduzir o número de pessoas que venham a desenvolver câncer de colo de útero. Uma campanha de vacinação foi lançada em 2014 pelo SUS, para um público-alvo de meninas de 11 a 13 anos de idade. Considera-se que, em uma população não vacinada, o HPV acomete 50% desse público ao longo de suas vidas. Em certo município, a equipe coordenadora da campanha decidiu vacinar meninas entre 11 e 13 anos de idade em quantidade suficiente para que a probabilidade de uma menina nessa faixa etária, escolhida ao acaso, vir a desenvolver essa doença seja, no máximo, de 5,9%. Houve cinco propostas de cobertura, de modo a atingir essa meta:
Proposta I: vacinação de 90% do público-alvo.
Proposta II: vacinação de 55,8% do público-alvo.
Proposta III: vacinação de 88,2% do público-alvo.
Proposta IV: vacinação de 49% do público-alvo.
Proposta V: vacinação de 95,9% do público-alvo.
 
Para diminuir os custos, a proposta escolhida deveria ser também aquela que vacinasse a menor quantidade possível de pessoas.
Disponível em: www.virushpv.com.br. Acesso em: 30 ago. 2014 (adaptado).
A proposta implementada foi a de número

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: a)

    O problema apresenta uma doença com prevalência de 50% em uma população não vacinada e uma vacina com eficácia de 98%. A meta é que a probabilidade de uma menina desenvolver a doença seja no máximo 5,9%.

    Para resolver, devemos calcular a cobertura mínima de vacinação necessária para que a prevalência da doença na população seja reduzida a 5,9%.

    Se p é a proporção vacinada, então a prevalência após vacinação será dada por:
    Prevalência = (1 - p) * 0,5 + p * 0,5 * (1 - 0,98)

    O primeiro termo representa as pessoas não vacinadas que têm 50% de chance de contrair a doença.
    O segundo termo representa as pessoas vacinadas que ainda têm 2% de chance de contrair a doença (100% - 98% de eficácia).

    Queremos que essa prevalência seja no máximo 5,9% (0,059):
    (1 - p) * 0,5 + p * 0,5 * 0,02 ≤ 0,059

    Simplificando:
    0,5 - 0,5p + 0,01p ≤ 0,059
    0,5 - 0,49p ≤ 0,059
    -0,49p ≤ 0,059 - 0,5
    -0,49p ≤ -0,441
    p ≥ -0,441 / -0,49
    p ≥ 0,9

    Portanto, a cobertura mínima necessária é 90%.

    Entre as propostas dadas, a que apresenta essa cobertura mínima é a Proposta I (90%).

    Assim, a proposta escolhida para atingir a meta com o menor número possível de vacinadas é a Proposta I.

    Checagem dupla confirma que as outras propostas, com coberturas menores, não atingem a meta de 5,9% de prevalência máxima.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.