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Ao analisar o cogito ergo sum – penso, logo existo, de René Descartes, conclui-se qu...
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Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
René Descartes, filósofo e matemático francês, é conhecido por sua frase 'Cogito, ergo sum' (Penso, logo existo), que é um dos pilares do racionalismo. Esta afirmação surge como uma conclusão de seu método de dúvida sistemática, onde Descartes descarta todas as formas de conhecimento que podem ser postas em dúvida, até chegar à certeza indubitável de que, se ele está pensando, então ele deve existir.
A alternativa (a) é correta porque reflete precisamente essa ideia: o pensamento é a primeira certeza que Descartes alcança, sendo mais certa que a existência física ou a matéria corporal, que poderiam ser ilusões.
As outras alternativas não representam corretamente o pensamento cartesiano. A alternativa (b) fala sobre subjetividade científica e relação empírica, que não estão diretamente relacionadas ao cogito. A alternativa (c) menciona a ética do século XVI, que também não é o foco do cogito. A alternativa (d) discute a dúvida sistemático-indutiva e as ideias iluministas, que são conceitos posteriores e não diretamente ligados ao cogito de Descartes. A alternativa (e) é simplesmente uma negação de todas as outras.
René Descartes, filósofo e matemático francês, é conhecido por sua frase 'Cogito, ergo sum' (Penso, logo existo), que é um dos pilares do racionalismo. Esta afirmação surge como uma conclusão de seu método de dúvida sistemática, onde Descartes descarta todas as formas de conhecimento que podem ser postas em dúvida, até chegar à certeza indubitável de que, se ele está pensando, então ele deve existir.
A alternativa (a) é correta porque reflete precisamente essa ideia: o pensamento é a primeira certeza que Descartes alcança, sendo mais certa que a existência física ou a matéria corporal, que poderiam ser ilusões.
As outras alternativas não representam corretamente o pensamento cartesiano. A alternativa (b) fala sobre subjetividade científica e relação empírica, que não estão diretamente relacionadas ao cogito. A alternativa (c) menciona a ética do século XVI, que também não é o foco do cogito. A alternativa (d) discute a dúvida sistemático-indutiva e as ideias iluministas, que são conceitos posteriores e não diretamente ligados ao cogito de Descartes. A alternativa (e) é simplesmente uma negação de todas as outras.
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