As misturas efervescentes, em pó ou em comprimidos, são comuns para a administração de vitamina C ou de medicamentos para azia. Essa forma farmacêutica sólida foi desenvolvida para facilitar o transporte, aumentar a estabilidade de substâncias e, quando em solução, acelerar a absorção do fármaco pelo organismo.
As matérias-primas que atuam na efervescência são, em geral, o ácido tartárico ou o ácido cítrico que reagem com um sal de caráter básico, como o bicarbonato de sódio (NaHC03 ), quando em contato com a água. A partir do contato da mistura efervescente com a água, ocorre uma série de reações químicas simultâneas: liberação de íons, formação de ácido e liberação do gás carbônico — gerando a efervescência.
As equações a seguir representam as etapas da reação da mistura efervescente na água, em que foram omitidos os estados de agregação dos reagentes, e H3 A representa o ácido cítrico.
I - NaHCO3 → Na+ + HCO3
II - H2 CO3 ⇌ H2 O + CO2
III - HCO3 + H+ ⇌ H2 CO3
IV - H3 A ⇌ 3H+ + A
A ionização, a dissociação iônica, a formação do ácido e a liberação do gás ocorrem, respectivamente, nas seguintes etapas:
✂️ a) IV, I, II e III ✂️ b) I, IV, III e II ✂️ c) IV, III, I e II ✂️ d) I, IV, II e III ✂️ e) IV, I, III e II