Neste ano, comemoramos o centenário de
nascimento do Patrono da Educação Brasileira, o
Professor Paulo Freire (1921-1997). Atente para a
seguinte passagem de sua autoria:
“[...] a educação é uma forma de intervenção no
mundo [...], que além do conhecimento dos
conteúdos bem ou mal ensinados e/ou aprendidos
implica tanto o esforço de reprodução da ideologia
dominante quanto seu desmascaramento . [...] não
poderia ser a educação só uma ou só outra dessas
coisas. [...] É um erro decretá-la como tarefa apenas
reprodutora da ideologia dominante como erro tomá-la como uma força de desocultação da realidade, a
atuar livremente, sem obstáculos e duras
dificuldades”.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia : Saberes
necessários
à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,
1996, p. 98-99. – Adaptado.
No texto acima, o fato de a educação ser concebida
como uma prática que une em si reprodução e
desmascaramento da ideologia dominante,
filosoficamente, manifesta uma
✂️ a) incoerência, que desobedece ao princípio lógico
de não contradição. ✂️ b) posição dialética, que concebe os processos
sociais como contraditórios. ✂️ c) concepção mecanicista, em que forças exteriores
se opõem e se chocam. ✂️ d) ideação moral subjetiva, que atua no sentido
contrário à realidade dada.