Praticar a responsabilidade social empresarial requer atenção a múltiplas exigências no tocante a relações
de parceria entre clientes e fornecedores, produção de qualidade, contribuições para o desenvolvimento
da comunidade, investimentos empesquisa tecnológica, preservação domeio ambiente,redução de ações
predatórias, participação dos trabalhadores nos resultados organizacionais, qualificação profissional,
respeito ao cidadão etc. Ao praticar conduta ética e socialmente responsável, a organização alcança o
respeito das pessoas e das comunidades que atinge, engajando seus colaboradores e conquistando a
preferência dos consumidores. A atuação socialmente responsável da empresa depende diretamente
do modelo de gestão implementado. Quando o modelo e as diretrizes estratégicas são pautados pela
responsabilidade social, as pessoas envolvidas primarão pela ética e ações sociais, visto que o próprio
ambiente as conduz nessa direção.
AMORIM, T. N. G. F. Responsabilidade social corporativa. In : ALBUQUERQUE, J. L. (org.) Gestão ambiental e responsabilidade social :
conceitos, ferramentas e aplicações. São Paulo: Atlas, 2009 (adaptado).
Considerando a abordagem realizada no texto, pode-se afirmar que uma empresa cumpre seu papel
social com êxito quando
✂️ a) a preferência dos consumidores e o engajamento dos colaboradores não são influenciados pelo
modelo de gestão implementado pela empresa. ✂️ b) respeito pelas pessoas e pelas comunidades antecede a prática da empresa, considerando que a
responsabilidade social empresarial é uma exigência imposta pelo mercado e pelos fornecedores. ✂️ c) o modelo de gestão for pautado tanto pela responsabilidade social quanto pela atmosfera interna,
contribuindo, assim, para a prevalência de condutas éticas, respeito às pessoas e engajamento dos
colaboradores. ✂️ d) preservação do meio ambiente é atendida pela empresa, pois é um fator que amplia a sua participação
no mercado, considerando que esse é um dos problemas contemporâneos que mais exige atenção
das organizações. ✂️ e) participação dos trabalhadores nos resultados organizacionais reflete o engajamento deles no
conjunto dos procedimentos internos, primando pela ética e pelas ações sociais e fortalecendo, assim,
a imagem pública da empresa.