Uma empresa transnacional, com sede no Brasil, tem um grande corpo de funcionários, dentre os quais
muitostrabalham com assessoria. A diretoria da empresa diagnosticou um problema em relação à falta de
uniformidade dos trabalhos realizados por esses assessores e decidiu que seria uma boa ideia contratar
um profissional para capacitá-los, de modo que o trabalho realizado tenha um mesmo nível de qualidade.
No quadro funcional, uma secretária executiva havia desenvolvido um excelente trabalho enquanto
esteve na empresa. Por essa razão, a diretoria decidiu contratá-la como consultora. Para isso, solicitou
a ela que fizesse um projeto em assessoria que previsse a capacitação dos colaboradores, além de um
acompanhamento posterior dos trabalhos, mantendo, para isso, um contrato de um ano. A secretária
executiva foi, portanto, contratada como consultora externa.
REIS, G. G. Avaliação 360° : um instrumento de desenvolvimento gerencial. 3. ed. Curitiba: Editora Atlas, 2010 (adaptado).
Sobre a atividade de consultoria externa em uma empresa, assinale a opção correta.
a) A consultoria externa implica um tratamento mais amigável e informal por parte do consultor, uma
vez que possibilita maior aproximação com os demais colaboradores da empresa.
b) O consultor externo, por exercer uma contribuição mais imparcial, tende a desempenhar com maior
eficácia e impessoalidade os serviços de consultoria.
c) A consultoria externa caracteriza-se pela diferença de atividades desenvolvidas, que possuem maior
qualidade, quando comparadas à consultoria interna.
d) O consultor externo, por ser mais parcial no desenvolvimento das atividades, consegue realizar um
trabalho mais eficiente junto aos colaboradores.
e) O consultor externo costuma pensar mais nas necessidades da empresa e de seus colaboradores, pois
mantém uma relação mais impessoal com ela.