O produto de “moda” passou a ser entendido como algo útil enquanto estiver “na moda”.
Logo, o ciclo de vida desse produto ainda é compreendido por abordagens que presumem as seguintes
etapas: introdução, crescimento, desenvolvimento, maturidade e declínio, ou seja, as etapas entre “entrar
na moda e sair de moda” ocorrem em espaços de tempo cada vez menores.
BERLIM, L. Moda e Sustentabilidade: uma reflexão necessária. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2012 (adaptado).
Acerca da busca do desenvolvimento de produtos mais sustentáveis no campo da moda, avalie as
asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O designer de moda, que atua com foco na sustentabilidade, pode desenvolver produtos voltados
para a economia circular, passíveis de serem desconstruídos e inseridos em nova cadeia.
PORQUE
II. O manejo dos têxteis voltados para a melhoria dos tecidos, utiliza alto consumo de água e energia,
além de liberar vários resíduos poluidores, forma de trabalho que compromete a sustentabilidade
na produção de vestuário.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
✂️ a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. ✂️ b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. ✂️ c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. ✂️ d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. ✂️ e) As asserções I e II são proposições falsas.