Texto associado. ATENÇÃO: use o texto abaixo para responder à questão.
A floresta está viva. Só vai morrer se os brancos insistirem em destruí-la. Se conseguirem, os rios vão desaparecer debaixo da terra, o chão vai se desfazer, as árvores vão murchar e as pedras vão rachar no calor. A terra ressecada ficará vazia e silenciosa. Os espíritos xapiri, que descem das montanhas para brincar na floresta em seus espelhos, fugirão para muito longe. Seus pais, os xamãs, não poderão mais chamá-los e fazê-los dançar para nos proteger. Não serão capazes de espantar as fumaças de epidemia que nos devoram. Não conseguirão mais conter os seres maléficos, que transformarão a floresta num caos. Então morreremos, um atrás do outro, tanto os brancos quanto nós. Todos os xamãs vão acabar morrendo. Quando não houver mais nenhum deles vivo para sustentar o céu, ele vai desabar.
Kopenawa, Davi & Albert, Bruce. A Queda do Céu : Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Sobre as contribuições de povos originários brasileiros a respeito
das concepções filosóficas de Natureza e Ciência, está correta a
seguinte afirmativa:
✂️ a) a filosofia dos povos indígenas se opõe ao Método Científico e
não corresponde a uma metodologia válida de interpretação
da Natureza. ✂️ b) a filosofia dos povos indígenas tem implicações estéticas
profundas e conectam o som, o gesto e a palavra com forças
da Natureza sempre vivas, numa perspectiva sensorial e
intuitiva, distinta dos métodos científicos tradicionais. ✂️ c) a filosofia dos povos indígenas se opõe ao modo de vida
hegemônico dos não indígenas e prenuncia a catástrofe
inevitável, mesmo que dancem os xapiri. ✂️ d) a filosofia dos povos indígenas tem profunda relação com o
Método Científico publicado por Francis Bacon (1620), e deve
ser incorporada pela Ciência contemporânea como parte
tradicional de seu conhecimento.