No Plantão do Serviço Social de um hospital público, a assistente
social Carmen atende Júlia, uma senhora de 52 anos em situação
de rua, que solicita atendimento médico. Júlia não possui
nenhum documento de identificação, e Carmen explica-lhe que
sem documentos o atendimento não será possível. Júlia insiste
que não se sente bem e precisa de atendimento médico,
recusando-se a sair da sala enquanto sua demanda não for
atendida. Diante do impasse, Carmen chama a segurança do
hospital para que esta remova Júlia do local. A conduta de Carmen está:
✂️ a) incorreta, pois a ausência de documentação não configura
impeditivo para o atendimento solicitado e a expulsão de
pessoa em situação de rua dos serviços públicos como forma
de solução de conflitos configura-se como violação de direitos
humanos; ✂️ b) correta, porque a marcação e a viabilização de consultas não
se constitui em atribuição do assistente social na área da
saúde; ✂️ c) incorreta, posto que deveria ser explicado à usuária a
importância de ter a posse da sua documentação atualizada
para ser atentida nos serviços públicos; ✂️ d) correta, uma vez que a ausência de documentos impediria a
matrícula da usuária no hospital e a sua recusa em sair da sala
impossibilitaria o atendimento a outros usuários com
demandas passíveis de resolução, além de configurar
desacato a servidor público; ✂️ e) incorreta, pois em primeiro lugar a equipe multidisciplinar
deveria ser acionada a fim de tentar uma mediação de
conflitos com a usuária.