A consistência é uma propriedade dos solos que diferencia a adesão e coesão de
partículas, que podem variar em função da textura, matéria orgânica e mineralogia e deve
ser observada em campo em três condições de umidade: seca - avalia o grau de resistência
à quebra ou esboroamento do torrão. É classificada em solta, macia, ligeiramente dura,
dura, muito dura, extremamente dura; úmida - é dada pela friabilidade do torrão
ligeiramente úmido; solta, muito friável, friável, firme, muito firme, extremamente firme;
molhada - é observada em amostras molhadas, amassadas e homogeneizadas nas mãos
(EMBRAPA Solos, 2025). A consistência do solo, observada em diferentes condições de
umidade (seca, úmida e molhada), tem grande influência na capacidade de suporte de
cargas, como o tráfego de máquinas agrícolas. Sobre esse tema, assinale a alternativa que
indica a condição de consistência mais adequada para o tráfego de máquinas, visando
minimizar a compactação e danos estruturais ao solo:
✂️ a) Na condição seca, com consistência muito dura a extremamente dura, o solo oferece
excelente suporte, sem risco de compactação, sendo a condição ideal para qualquer operação. ✂️ b) Solos na condição molhada, com consistência pegajosa e plástica, são os mais indicados para
o tráfego, pois a alta umidade reduz o atrito entre partículas e facilita a movimentação das
máquinas. ✂️ c) A condição úmida, com consistência variando de friável a firme, é considerada a mais
adequada para o tráfego de máquinas, pois permite suporte mecânico suficiente sem risco
elevado de compactação. ✂️ d) O solo muito friável ou solto, em condição úmida, é o ideal para o tráfego, pois apresenta
menor resistência à penetração e reduz o desgaste dos pneus das máquinas. ✂️ e) A condição extremamente firme, seja seca ou úmida, deve ser priorizada, pois impede
qualquer deformação do solo durante o tráfego.