Para Pierre Lévy, a cibercultura será capaz de criar uma
inteligência coletiva:
[...] uma inteligência distribuída por toda parte,
incessantemente valorizada, coordenada em tempo real,
que resulta de uma mobilização efetiva das competências,
tendo como objetivo o reconhecimento e o
enriquecimento mútuos das pessoas, e não o culto de
comunidades fetichizadas ou hipostasiadas.
Fonte: LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do
ciberespaço. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2000, p. 26
David Lyon, por sua vez, afirma que:
Geralmente, vemos a vigilância como uma espécie de
alienígena que invade nossas vidas. Na verdade, ela hoje é
parte de nós. Sequer percebemos as câmeras ao nosso
redor, e achamos que elas têm a capacidade de nos
proteger, o que é falso. Ninguém vai dizer: “Eu quero ser
vigiado.” Mas nossas atividades criam as informações que
empresas e agências querem. Muitas pessoas ainda acham
que vigilância é grampear o telefone. Não é o conteúdo
que interessa, mas os metadados. Quem são seus amigos,
para quem liga, quanto tempo fica no telefone, para onde
viaja (...).
Fonte: O Globo. David Lyon, sociólogo: ‘A vigilância hoje é parte de nós’.
Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/conte-algo-que-naosei/david-lyon-sociologo-vigilancia-hoje-parte-de-nos-16143232. (Último
acesso dia 18/10/2024 às 17 horas)
Compare as duas visões sobre a cibercultura e assinale a
alternativa que indica corretamente a visão de cada um
dos filósofos.
✂️ a) Pierre Lévy e David Lyon compartilham uma visão
otimista sobre a cibercultura, pois ambos acreditam
que a vigilância e o monitoramento digital contribuem
para o enriquecimento mútuo e a inteligência coletiva. ✂️ b) Enquanto Pierre Lévy vê a cibercultura como um
espaço democrático que promove a inteligência
coletiva e o reconhecimento mútuo, David Lyon critica
esse ambiente ao destacar os perigos da vigilância, que
transforma as pessoas em fontes de dados sem que
percebam. ✂️ c) Tanto Pierre Lévy quanto David Lyon acreditam que a
cibercultura promove o enriquecimento mútuo, mas
Lyon é mais cético quanto à possibilidade de essa
inteligência coletiva ser livre de manipulação e
controle. ✂️ d) Pierre Lévy acredita no ciberespaço como um lugar
democrático de compartilhamento de informações,
mas transfere o saber do ser para a tecnologia,
enquanto David Lyon sugere que a vigilância digital
contribui para o reconhecimento mútuo e a valorização
das competências individuais. ✂️ e) Pierre Lévy e David Lyon concordam que a cibercultura
distribui o conhecimento de forma coordenada em
tempo real, mas Lyon vê a vigilância como uma
ferramenta que potencializa essa coordenação,
enquanto Lévy a considera prejudicial.