No que se refere aos fármacos com ação antidepressiva, é correto afirmar que
Os receptores de GABA (ácido ?-aminobutírico) do tipo GABAA estão entre os mais abundantes no sistema nervoso central. Eles são receptores ionotrópicos, que consistem em canais iônicos regulados por ligantes. A respeito dos agentes farmacológicos que atuam sobre a neurotransmissão mediada pelo GABA, assinale a alternativa correta.

Em determinada unidade básica do Sistema Único de Saúde, uma mulher de 32 anos de idade procurou o médico com queixa de sono, fadiga excessiva e ganho de peso. Foram solicitados diversos exames laboratoriais, e a principal suspeita do médico era de hipotireoidismo.

Considerando esse caso clínico, a respeito da glândula tireoide e das doenças relacionadas ao respectivo metabolismo, julgue os itens a seguir.

Os fármacos disponíveis para o tratamento do hipotireoidismo são a levotiroxina sódica (L-T4) e a triiodotironina (T3).
Os opioides são amplamente empregados como fármacos analgésicos, mas a respectiva utilização pode levar à tolerância e à dependência. A esse respeito, é correto afirmar que a

Paciente de 59 anos de idade, IMC = 32 Kg/m 2, trabalhador rural, fumante, hipertenso, portador de angina e de insuficiência renal, recebeu atendimento no serviço de ortopedia, em virtude de queixas recorrentes de dores lombares, com piora nas últimas 12 horas. O paciente relata que abusa de analgésicos durante as crises de lombalgia.

Considerando o caso clínico apresentado, assinale a alternativa correta quanto ao fármaco anti-inflamatório não esteroidal, para uso contínuo, que é contraindicado para esse paciente?

Determinado usuário, gênero masculino, 46 anos de idade, 1,60 m de altura e 89,6 kg, foi atendido por um médico endocrinologista em uma unidade básica do Sistema Único de Saúde. Durante a consulta médica, o profissional analisou e interpretou os exames laboratoriais, fornecendo o diagnóstico de diabetes mellitus (DM) tipo 2 ao paciente. Nesse momento, o médico solicitou a presença do farmacêutico para discutirem os resultados laboratoriais encontrados nesse usuário.

? Glicemia de jejum: 199 mg/dL (valor de referência - até 100 mg/dL).

? Hemoglobina glicosilada: 12% (valor de referência - até 7%).

? Insulina: 45 ?UI/mL (valor de referência - até 26 ?UI/mL).

Considerando os dados laboratoriais apresentados, julgue os itens a seguir.

Para escolha da farmacoterapia mais apropriada, é fundamental realizar o cálculo do valor de resistência à insulina e do índice de massa corporal (IMC).
A íris faz parte do globo ocular e, com o auxílio de músculos lisos específicos, controla a entrada de luz através da pupila. Além disso, a musculatura da íris está sob influência do sistema nervoso autônomo, que é reconhecidamente um alvo farmacológico utilizado no tratamento do glaucoma. Com base no exposto, assinale a alternativa que indica um fármaco simpatolítico empregado no tratamento do glaucoma.

Paciente de 29 anos de idade, IMC = 22 Kg/m2, estudante universitária, procurou o serviço médico, queixando-se de fortes cólicas abdominais associadas ao processo menstrual. Após a avaliação clínica, optou-se pela prescrição de um fármaco parassimpatolítico para o alívio sintomatológico durante o decurso da menstruação.

Nesse caso clínico, o fármaco que preenche os critérios da prescrição é o

A promoção do uso racional de medicamentos necessita da participação da sociedade, com a finalidade de construir uma nova cultura. O farmacêutico exerce o importante papel de fomentar esse debate com a equipe de saúde e a comunidade, produzindo e disponibilizando informações técnicas e de gestão relativas aos serviços desenvolvidos. Com relação à educação em saúde, julgue os itens a seguir. As ações direcionadas à equipe têm como finalidade desenvolver conhecimentos e habilidades para a promoção do uso racional de medicamentos, bem como a melhora contínua do monitoramento dos resultados de saúde obtidos com a farmacoterapia nos serviços.

Em um serviço de emergência de certo hospital da rede pública, um paciente, gênero masculino, de 22 anos de idade, residente em região carente de saneamento básico, soropositivo para o HIV, apresentou-se com tosse produtiva e relatando febre intermitente nos últimos sete dias. Após anamnese, a equipe observou que o paciente estava debilitado, com desidratação e desnutrição. A análise dos exames laboratoriais mostrou resultado positivo para tuberculose. Ao confirmar o diagnóstico, a farmacoterapia foi iniciada pelo esquema básico e, em algumas semanas, houve melhora considerável do quadro clínico. Todavia, com o desaparecimento dos sintomas, o paciente abandonou o tratamento e acabou tendo uma recaída, que o levou de volta ao serviço.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

A interrupção da farmacoterapia, no caso de tuberculose, foi a única causa para o retorno do paciente.

Determinado usuário, gênero masculino, 46 anos de idade, 1,60 m de altura e 89,6 kg, foi atendido por um médico endocrinologista em uma unidade básica do Sistema Único de Saúde. Durante a consulta médica, o profissional analisou e interpretou os exames laboratoriais, fornecendo o diagnóstico de diabetes mellitus (DM) tipo 2 ao paciente. Nesse momento, o médico solicitou a presença do farmacêutico para discutirem os resultados laboratoriais encontrados nesse usuário.

? Glicemia de jejum: 199 mg/dL (valor de referência - até 100 mg/dL).

? Hemoglobina glicosilada: 12% (valor de referência - até 7%).

? Insulina: 45 ?UI/mL (valor de referência - até 26 ?UI/mL).

Considerando os dados laboratoriais apresentados, julgue os itens a seguir.

A insulinoterapia deve ser também indicada quando não se conseguir atingir e manter o controle glicêmico adequado com a associação de dois ou três medicamentos orais nas respectivas dosagens máximas.